ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Quixotesco

18/9/2022 - São Roque - SP

       Uma das grandes razões para Dom Quixote ser uma das principais referências é o próprio espírito do personagem, que puxa o ser humano de maneira muito profunda. A maneira como Dom Quixote sonha e vê o mundo inspira a ver como somos e o que é real ou não. Seu jeito de confundir realidade e ficção, em sua maneira, é uma das coisas que mais permite vermos como podemos ser e o que vemos de fato.

      Tudo isso cria o termo quixotesco, alguém que vê o mundo de maneira um tanto fantasiosa e literária, mas que vai muito fundo em sua loucura. Consegue ver a realidade e o mundo com esta visão, conseguindo chegar a coisas que muitos outros não chegam, com a profundidade das quais muitos não alcançam.

      Nisso tudo, apesar de certa ingenuidade e quase loucura, o quixotesco é alguém profundamente capaz de ver as complexidades do mundo e situações. Pode fazer trocas de realidade, mas a enxerga. O quixotesco fica além das mesquinharias do mundo, o que pode torná-lo um pouco ingênuo. Mas é extremamente atento ao mais profundo do universo, sabendo das pessoas o que não se expressa verbalmente. Baseado em um personagem, que também criou muitos personagens, temos a literatura mostrando o que pode dizer de nós.  

 
Compartilhe no Whatsapp