ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Doutrina Social da Igreja

15/10/2022 - São Roque - SP

Sendo a instituição mais antiga do mundo em permanente funcionamento, a Igreja Católica já viu muitas coisas surgiram no mundo. E também desaparecer. Existente desde o começo do cristianismo foi também centralizadora do conhecimento por bastante tempo, possuindo uma vasta gama de arquivos sobre documentos de várias épocas e lugares. Presenciou o fim da antiguidade, bem como o começo e final da Idade Média e Moderna. Na Idade Contemporânea, continua existindo com bastante força.

       Neste último período, a partir do século XIX, começam a ser estudadas e descobertas novas ciências, que embasam muito do que conhecemos e pensamos do mundo hoje. Particularmente, fala-se sobre antropologia e sociologia, que fizeram novas interpretações sobre assuntos importantes. A primeira sobre as características humanas, a segunda sobre relações sociais, que conduzem e estruturam sociedades. Ainda forte  e existente, Igreja Católica permanecia atenta ao surgimento destas ciências e do impacto que estavam tendo no pensamento.

       Por ver o que a sociologia inovava em termos de pensamentos sociais, se apropriou e absorveu os conhecimentos da área, muito movida por questões e problemas sociais. Na mesma época, baseado nisso, surge a Doutrina Social da Igreja, que buscava entender as questões sociológicas dentro de uma sintonia dos Evangelhos, associada com a sabedoria e conhecimento dos textos bíblicos, especialmente dos Evangelhos. Tal Doutrina não possuía uma visão tão fixa, sendo moldável a tais conhecimentos. Um dos primeiros frutos deste processo foi a rerum novarum, encíclica papal que versava sobre o trabalho e busca de melhores condições para trabalhadores.

      Por tudo isso, tal Doutrina, que ainda existe, torna-se uma interessante e poderosa lente para as questões de nosso tempo e suas voltas e emaranhadas. Ligadas a uma instituição muito antiga, que muita coisa viu subir e descer sem nunca deixar de existir, se junta uma sabedoria e um jogo de conhecimento capaz de conduzir a formulações e ideias consistentes. Então, se vendo como se junta tais aspectos, se cria algo que pode explicar relações sociais e o mundo criado por Deus.

 
Compartilhe no Whatsapp