ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Povo que não tem virtude acaba por ser escravo

23/10/2022 - São Roque - SP

   Das três versões do hino Farroupilha, a usada foi à terceira, composta após o movimento. Mesmo tendo sido composta para um projeto de estado independente que estava invariavelmente fadado ao fracasso, marcou profundamente a cultura da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e o estado do Rio Grande do Sul, criado com a república de 1889. Sua resposta para isto está, essencialmente, na penetração e força que sua letra tem com o poder, criando sempre uma cultura e hegemonia positiva para estes, mas também em sua força idearia uma luta por algo melhor e mais justo algo em que, pesando as questões históricas, os farrapos acabaram passando para a posteridade.

   Com a atenção histórica para o massacre de Porongos, organizados pelos infames David Canabarro e Luís de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no qual ocorreu uma das grandes traições brasileiras, contra os Lanceiros Negros que tinham tido liberdade prometida, se puxou novos aspectos a respeito da antiga guerra. Também pesou nisto os escravos que Bento Gonçalves manteve após o fim da revolução Farroupilha. Por isto, se criou um sentimento muito forte de infâmia e de traição com relação aos Farrapos, especialmente entre os círculos negros, que compartilham etnia com os Lanceiros.

    Tendo seu legado político culturalmente apegado com a Revolução Farroupilha, por uma questão de ideais divulgados, o Rio Grande do Sul, desde então, tem suas visões políticas muito lembradas por isto, Maragatos e Chimangos tendo cobrado para si o legado Farrapo no fim do século XIX. O hino então se tornou o oficial do estado. Na década de 1960, foram removidos da composição alguns versos em referência a gregos e romanos, por estes não possuírem conexão tão direta com os gaúchos.

     Por mais que seja possível tal interpretação do verso, seu significado real refere-se a escravo como alguém dominado, perdido, que não conseguiu algo por sua falta de virtude, mesmo sendo forte aguerrido e bravo. O significado é metafísico, por isso. Mesmo com pesadas contradições enquanto evento histórico, a revolução Farroupilha criou um legado e uma cultura que se mantém por seus ideais de estado. O qual deve ser forte, aguerrido, bravo e virtuoso, ou será escravo das circunstâncias, perderá seu rumo e força, sendo dominado e escravizado por outros.

 
Compartilhe no Whatsapp