ColunistasCOLUNISTAS

Frias Neto Consultoria Imobiliaria

Autor: Frias Neto Consultoria Imobiliaria

5 Dicas para comprar um imóvel em 2023

22/12/2022 - São Roque - SP

A chegada de um novo ano inspira muitas pessoas a atualizarem seus sonhos. Para quem almeja conquistar a casa própria, a Frias Neto Consultoria de Imóveis destaca 5 dicas para tirar de vez a ideia de comprar um imóvel do papel.

A valorização do imóvel como um investimento seguro ganhou força nos últimos anos. Deste modo, além de carregar consigo o significado de prosperidade, de liberdade, independência e conquista pessoal, também tem representado uma forma de aplicação, que garante segurança financeira de longo prazo.

De acordo com pesquisa da Quinto Andar e Datafolha, os jovens se destacam na busca por casas e apartamentos próprios. O sonho de ter uma residência para chamar de sua está presente em 87% da população, sendo que entre aqueles que têm de 21 a 24 anos esse percentual chega a 91%. 

A importância que as pessoas atribuem a ter uma casa própria está na mesma categoria que a de ter uma profissão: 9.7. Mas para que este sonho se torne realidade o primeiro passo é aprender a organizar seu dinheiro e planejar.

 

Primeiro imóvel

Comprar um imóvel não é tarefa fácil para quem é marinheiro de primeira viagem. Todavia, boa parte dos trâmites e da burocracia é resolvida com o apoio de uma consultoria de imóveis - como realiza há mais de 30 anos a Frias Neto

Quem não tem dinheiro para quitar o valor à vista, terá que se planejar financeiramente e esse é o principal desafio de quem quer comprar um imóvel. Para se organizar neste sentido é preciso:

 

Para entender em detalhes esses processos, confira as 5 dicas da Frias Neto Consultoria de Imóveis. 

 

  1. Tire da cabeça o seu sonho

Um sonho só começa a ganhar forma quando ele sai do plano das ideias.

Portanto, coloque no papel quais são seus objetivos com a compra de um imóvel. Você pode querer ter um lugar para morar e criar os filhos ou apenas aplicar em um investimento de longo prazo.

Se você chegou até aqui, muito provavelmente já deu alguns passos na direção da concretização desse seu sonho, pesquisando e lendo sobre o assunto. Essa é uma estratégia muito importante para você ficar por dentro de valores, tipos de imóveis e formas de financiamento.

 

  1. Entenda seu orçamento e planeje as finanças

Pode ser que, contabilizando tudo no papel, o sonho de comprar um imóvel em 2023 não pareça realístico.

Contudo, é importante considerar que para alcançar um objetivo muitas vezes é necessário percorrer um caminho. É para isso que serve o planejamento.

Para comprar um imóvel, primeiramente é importante entender o próprio orçamento: quanto você recebe individualmente, quanto os membros da casa que colaboram também estão dispostos a investir e quais são seus gastos.

É imprescindível colocar absolutamente tudo na planilha, até as regalias que surgem no meio do caminho, como passeios, confraternizações, docinhos após a refeição, pacotes adicionais de internet, saúde etc.

Se você ainda não tem certeza dessa conta, faça essa tarefa pelos próximos três meses. 

Um sinal de que está tudo indo bem financeiramente é você já estar conseguindo fazer economias. Elas serão importantes inclusive para negociar parcelas de financiamento - a partir do valor de entrada.

Agora, se você estiver sempre no aperto, vale considerar as despesas que podem ser eliminadas e quais são as possibilidades de obter renda extra.

Atenção: O planejamento financeiro também depende de escolhas relacionadas aos objetivos pessoais e  ao plano de carreira. Por isso, leve em conta sua projeção para o futuro.

 

  1. Guarde dinheiro

Se você ainda não tem nenhuma poupança ou investimento. Talvez esse seja o primeiro passo que você precisará fazer.

Partindo do pressuposto que atualmente está difícil poupar qualquer coisa no fim do mês, imagina se você tiver que pagar uma prestação, impostos, condomínios e outras tarifas (considerando que mora com os pais).

Por isso, comece a guardar dinheiro. Apenas dessa forma entenderá melhor sua capacidade de economia.

Com a ajuda de um profissional de investimentos você pode descobrir uma forma de aplicar sua poupança para que ela renda mais - de acordo com as suas necessidades, sonhos, objetivos e pressa em adquirir a residência própria.

Neste processo de consultoria, você já deve obter uma perspectiva da quantia que deverá economizar, e durante quanto tempo, para alcançar a meta de comprar um imóvel.

Se você já mora sozinho, ou com cônjuge e filhos, e deseja parar de pagar aluguel para aplicar esse valor na casa própria, ainda assim é importante que tenha um dinheiro economizado para dar de entrada no imóvel. Pois a diferença no valor dos juros é muito relevante.

 

  1. Escolha um imóvel

Para muitos essa é uma das melhores partes na hora de comprar um imóvel, Afinal, torna-se ainda mais concreto o objetivo de ter uma casa ou apartamento com escritura em seu nome.

Entretanto, é importante conhecer e avaliar os prós e contras de cada possibilidade de investimento para que ele não se transforme de sonho a pesadelo. 

Via de regra, imóveis tendem a se valorizar com o passar dos anos. Alguns mais que outros, mas dificilmente qualquer um deles significará prejuízos financeiros. Todavia, é preciso considerar também que tem custos relativos a impostos e manutenção do espaço.

Um consultor imobiliário pode te ajudar a analisar as informações e escolher entre imóveis novos, usados ou na planta.

Considere que a localização e a infraestrutura da região também são importantes. Bairros planejados e condomínios costumam ter espaço de áreas verdes, maior segurança e comodidade.

Uma alternativa interessante para quem precisa economizar é investir em imóveis na planta. Mesmo os de alto padrão costumam ter um preço reduzido se comparado a um novo.

 

  1. Negocie e pesquise as melhores condições de pagamento

O futuro de um investimento imobiliário, quando bem planejado, é muito previsível. Mas para você fazer uma boa aplicação é preciso um último passo: negociar.

Para quem precisa comprar um imóvel financiado é ainda mais importante buscar as melhores formas de pagamento e financiamento, porque a longo prazo os juros podem representar uma grande fatia do seu orçamento.

Financiar imóveis na planta costuma também sair mais barato - comparativamente com empreendimentos de mesma categoria novos.

De todo modo, pesquise e não tenha medo de propor suas condições para chegarem em um denominador comum.

 

 

Compartilhe no Whatsapp