ColunistasCOLUNISTAS

Mayk Souza

Autor: Mayk Souza

Coisas para considerar antes de abrir um negócio

23/12/2022 - São Roque - SP

Coisas para considerar antes de abrir um negócio

Pesquisar um público-alvo, identificar os principais concorrentes, entender os principais riscos no mercado e preparar as finanças estão entre os principais aspectos a considerar antes de começar um novo negócio. Saiba mais neste artigo.

Decisões tomadas de maneira consciente desde o início de um novo projeto de negócio é decisivo para o seu sucesso no mercado. Para que este início seja bem sucedido, um planejamento adequado é primordial. Compreender o trabalho que você quer oferecer e tudo que ele envolverá pode ajudar a garantir o crescimento contínuo do seu negócio.

Segundo o Sebrae, cerca de 30% dos microempreendedores individuais encerram as suas atividades nos primeiros 5 anos de vida do empreendimento, representando a maior taxa de mortalidade de negócios. Não é por acaso queo começo é extremamente estressante e precisa ser gerenciado com um planejamento adequado e um propósito claro para a implementação do seu negócio. A seguir trazemos alguns pontos importantes para manter em mente durante este processo.

Tenha uma missão forte e relevante

Destacar-se como um novo negócio no mercado não é tarefa fácil. Também não existe nenhuma fórmula mágica que possa garantir resultados positivos. Por outro lado, conhecer o propósito do seu negócio vai te ajudar na orientação de qualquer decisão. Isso também te ajudará a reconhecer os pontos fracos e fortes do seu negócio e a comunicar o seu ideal com clareza para o público alvo.

Direcione sua energia às tarefas certas e procure ajuda especializada sempre que necessário. Desde auxílio jurídico, para gestão financeira, design ou criação de imagem. Um nome adequado, que você pode criar com a ajuda da https://businessnamegenerator.com/pt-br/ também te ajudará a transmitir o propósito de sua empresa. A plataforma te auxiliará com algumas opções dentro do seu objetivo, assim você pode fazer escolhas bem fundamentadas, auxiliando na expansão futura de serviços e mercados de maneira harmoniosa.

De olho nas finanças

Todo o dinheiro que é demandado para começar um negócio pode não ser compatível com as suas reservas financeiras. Provavelmente você não terá todos os recursos necessários imediatamente. Fique atento às diferentes maneiras de adquirir capital, incluindo financiamentos públicos e privados, pois existem muitas opções disponíveis para um empresário iniciante.

Entretanto a concorrência é grande e é preciso ser criativo ao criar seu negócio, incluindo a proposta de serviços que se destaquem comercialmente e socialmente. Um exemplo são negócios com um propósito ambiental. Frente à crise climática, oferecer serviços que não agridem o meio-ambiente ou que solucionem, mesmo parcialmente, problemas ambientais, estão em alta nas buscas do público. Além disso, o mundo todo urge por soluções ambientais, o que significa que a possibilidade de angariar fundos com ideias que atendam a este tipo de demanda é bem maior!

Mentoria e supervisão

A jornada rumo a um novo empreendimento não precisa ser solitária e totalmente independente. Encontrar pessoas que já percorreram este caminho pode prepará-lo para o sucesso. Invista tempo em construir um bom networking com outros profissionais do seu setor, participe de workshops e eventos e contate os líderes do seu setor para aprender cada vez mais!

Compartilhe no Whatsapp