ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Espiritismo na Europa

21/1/2023 - São Roque - SP

         O espiritismo foi codificado na Europa, mais especificamente França. Sempre existiu, mas lá foi percebido e colocado em escrito. Ao longo do tempo, muitas coisas e aspectos espíritas foram notados, mas nunca levavam a um processo de entendê-lo de fato. Quando foi codificado, então foi entendido em sua complexidade e colocado um saber agora mais bem esclarecido.

        Nesta época então, a Europa se entusiasmou com a existência de espíritos, vários autores, em vários países. Codificado por Allan Kardec, nem todos se basearam nele, embora tenha sido de grande importância. Ele conseguiu fazer a doutrina mais bem explicada e organizada. Fazendo o que é Deus e os espíritos. Os demais autores, mesmo os que não seguiam diretamente Kardec, variavam em visões sobre como o universo é regido desta forma.

        Autores como Amália Domingo Soler, Aleksander Aksakof, Elizabeth D`Espérance, Léon Denis e vários outros escreveram muito sobre aspectos relacionados. Denis teve muito da questão política, do destino e da maneira como o universo é regido e funciona. Esperance e Aksakof muito sobre materialização, espíritos, e questões individuais de como estamos diante dos espíritos. Amália fez romances sobre espíritos, usando alegoria e literatura para falar do espiritismo.

       Ali foi codificado e percebido o espiritismo. Então veio para o Brasil e aqui cresceu muito, hoje se tornou o país mais espírita do mundo, com a maior quantidade. Atualmente a Europa perdeu sua fé no espiritismo, tendo pouca adesão. Mesmo na França, Allan Kardec está bastante esquecido. Mas a codificação continua válida e forte, pois o espiritismo e seus espíritos estão reais. Ainda existem, sendo fundamental para conhecermos o universo e nós mesmos. Este conhecimento seguirá de grande importância. Todos estes autores mantém sua relevância pois viram coisas muitas reais. Um dos grandes conhecimentos da história.    

 
Compartilhe no Whatsapp