ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Santa Teresa de Ávila

18/2/2023 - São Roque - SP

    Por suas idiossincrasias religiosas e espirituais, Santa Teresa de Ávila tornou-se uma das figuras mais importantes do catolicismo, e também de todo o conhecimento espiritual. Nenhum outro ser humano conseguiu um conhecimento e aprofundamento tão grande das questões e voltas do espírito pessoal e de Deus quanto à freira espanhola. Seu forte conhecimento e sensibilidade trouxeram importantes visões e conhecimentos para a Igreja, tornando a um dos grandes nomes da Contrarreforma, juntamente com Santo Inácio e São João da Cruz.

     De nome Teresa  de Cepeda Y Ahumada, nascida numa família de Cristãos Novos, desde pequena teve muito forte sentimento e sensibilidade religiosa. Foi uma grande desenvolvedora de um misticismo espiritual, o qual conseguia encontrar Deus em seu mais pleno desenvolvimento a partir de manifestações internas. Pois assim se conheceria e se estaria em contato com questões divinas muito diretamente. Além de senti-lo muito próximo, sentindo seu ser em si. Com fortes visões metafísicas e que ultrapassam o racional. Assim permitindo sentir e ver as coisas. Em duas de suas obras “O livro da Vida” e “As moradas do castelo interior” conseguiu mostrar este sentir e esta força espiritual muito de perto.  No primeiro, narrando sua vida até a construção de seu primeiro convento. No segundo, explorando mais a ideia da presença e das ações internas de Deus. E como podemos contemplá-lo. Baseado nisto, fundou a Ordem das Carmelitas Descalças.

    Falou de questões espirituais de uma maneira muito próxima e atenta, bem como perceptiva. Influenciando, entre outros, René Descartes. Tinha uma proximidade e sensibilidade espiritual que, mesmo 500 anos depois, mantém sua plena força e vigor, ainda aproximando os espíritos de si e de Deus. Sua capacidade de perceber e colocar a alma, logo o espírito, em sintonia com a força do universo e de sua Inteligência Suprema, Deus, trouxe aos humanos uma inigualável maneira de se por diante do real e do existente, reconhecendo muito do que há. Santa Teresa de Ávila continua sendo um dos mais elevados espíritos a terem existido na Terra. Uma figura ainda plenamente capaz de fazer ver.  

 
Compartilhe no Whatsapp