ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Stendhal

7/5/2023 - São Roque - SP

     Na França do século XIX, muito movidos pelo espírito e contexto da Revolução Francesa, vários aspectos culturais passaram a surgir e ganhar corpo. Muito influenciados pela época, buscavam trazer novidades, inovações ou simplesmente falar o que se via e percebia dentro daquele momento. Com isto, surgiram vários autores importantes, que escreveram obras que marcaram e ficaram posteriormente. Alguns deles que se destacam são Honoré de Balzac, Gustave Flaubert, Charles Baudelaire, Victor Hugo, Guy de Maupassant e Stendhal. 

     Este último, o menos admirado e lido em sua época, tornou-se um dos maiores e mais memoráveis autores de todos os tempos. Já em vida estava consciente deste destino, embora já tivesse a admiração de muitos colegas escritores. Pois seus romances possuem uma perspectiva diferente, se aprofundando e alcançando alguns cernes e questões dos personagens com uma maestria que mostrava o mais íntimo e complexo destes, refletindo o autor, suas ideias e aquilo que via. Conseguiu dar esta profundidade para seus livros e personagens, chegando a novos paradigmas.

    Por isso seus livros foram menos admirados à época, por trazer, literariamente, aspectos ainda desconhecidos. Por fazer um jogo psicológico entre as situações e os personagens, mesclando e criando uma totalidade ímpar. Trazendo figuras e momentos, enriquecendo os dois. Permitindo que se visse melhor aquele desenho e aquela situação. Em suas principais obras, “O vermelho e o Negro” e “A cartuxa de Parma”, onde demonstrou estas habilidades. Muito mostradas em seus protagonistas, Julian Sorel e Fabrice Del Dongo, respectivamente. Tantos possuem um psicologismo muito complexo e voltado para ver sobre estes personagens, suas ações e o que pensam para executá-las. Assim como com outros personagens das obras. O que faz tudo isto tomar uma aguda observação e que enriquece a literatura.

   Stendhal, com tudo isto, conseguiu criar e antecipar muito do romance psicológico, ainda que com mais ação. Pois, em sua totalidade, o que consegue fazer é com que toda a ação e também personalismos convergem, consigam mostrar aquilo que ocorre e como tais personagens estão envolvidos nas situações. Isto tornou Stendhal um autor riquíssimo e também diretamente capaz de fazer literatura em sua melhor forma, em sua vigorosidade máxima. Tal escritor conseguiu falar de seu tempo literariamente, elevando o material e dando a sensibilidade e percepção literária. Em maneiras pouco vistas. E seus personagens seguem fascinando, por sua complexidade e locais em que agem.

 
Compartilhe no Whatsapp