ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Uma igreja política

27/5/2023 - São Roque - SP

      No contexto de criação das igrejas e vertentes protestantes, diversos caminhos e ideias surgiram. Como principais pontos contrariavam de alguma forma, a Igreja Católica. Naquele momento, havia esta insatisfação para com a Igreja, que passava a ter seus dogmas, crenças e formas questionadas. Isto em níveis teológicos, na maioria das vertentes, como luterana, calvinista, metodista e outras. Mas também político. Nestas citadas e, mais especialmente, na igreja Anglicana, a igreja da Inglaterra. Esta é especialmente uma igreja política, por sua criação, pelo que propôs e pela maneira como se organizou.

      Durante a Idade Média a Inglaterra, assim como os demais países da Europa Ocidental, foi um país católico. Com reis católicos e ligados ao Papa em Roma. Este último, embora não tivesse oficialmente cargo político, tinha grande poder sobre os países e era, muito provavelmente, a figura com mais autoridade na Europa. Com o contexto da reforma protestante, no século XVI, isto passou a mudar. Cada país protestante a sua maneira. Muitos deles inserindo diversas reformas nos dogmas e crenças cristãs.  Porém, no caso inglês, foi principalmente uma mudança política.

      O então católico rei Henrique VIII, que se casara na Igreja Católica com a espanhola Catarina de Aragão, estava decidido a se separar dela. O que era barrado pela Igreja Católica, sendo totalmente proibido. Por este motivo, aliado a outros, como vontade de ter controles sobre propriedades da Igreja na Inglaterra, Henrique VIII declara a separação entre a Inglaterra e a Igreja, estando separados desta. Neste mesmo contexto, para suprir, cria uma nova igreja, a Anglicana. Na qual o monarca inglês, no caso Henrique VIII, era o grande líder. Seu papa, por assim dizer. Os dogmas e crenças pouco mudaram em relação aos católicos, sendo essencialmente iguais. Apenas manobras e questões políticas de fato foram postas, dando ao monarca inglês um poder religioso. Este poder se consolida até hoje.  

      Sendo a religião oficial do Reino Unido até hoje, permanece com sua estrutura básica ainda bastante intacta. Segue ainda com esta estrutura política. Cujo principal chefe é o monarca inglês. No momento, Charles III. Mas que também conta com um bispo maior, que de fato detém o poder. Como um primeiro ministro. Ainda existem oposições e jogos com a Igreja Católica, mas estes são essencialmente políticos. Há poucas divergências teológicas, embora haja algumas. Tendo este poder, se dominou religiosamente a Inglaterra e depois o Reino Unido. Criou-se uma igreja protestante essencialmente política, sem tantas questões teológicas. Vieram muitas divergências políticas com isto, especialmente com a Irlanda, também envoltas em questões religiosas. Como igreja política, tem feito diversos jogos e poderes, sendo uma das bases britânicas.

 

 
Compartilhe no Whatsapp