ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

O êxtase

1/7/2023 - São Roque - SP

      Sendo uma palavra bastante ampla e usada em vários contextos, possui um significado básico. O qual, em diversos contextos se ressignifica e também se adapta a aquele contexto e momento. Pode ser um êxtase religioso, um êxtase simples pelas coisas acontecendo e deixando a pessoa em estado de profunda satisfação. E ainda pode ser uma série de sensações adversas tomando conta da pessoa, embora esta já fuja de seu significado mais próprio. Porque a essência é um prazer muito vívido, muito intenso.

    Neste prazer, estão contidas muitas sensações e uma completude do indivíduo que sente tal sensação. Dentro dela, tal completude se manifesta e é intensamente sentida, pois está relacionada com os diversos sentires e ideias daquele. Consegue ser algo bastante inigualável, o qual não se explica em si, precisa estar em forte contato com as ideias e o momento em que é sentido.

     Em termos religiosos, o êxtase mais famoso é o de Santa Teresa de Ávila, descrito em seu “Livro da Vida”. No qual, além de contar sua vida e experiências religiosas, descreve a proximidade e a presença de Deus. O qual, estando próximo, também se torna algo tão grande e poderoso que consegue ser uma percepção, algo que dá uma satisfação e um saber muito profundo. O qual também se traduz em algumas sensações descritas. Tal momento da santa ganhou bastante notoriedade com a estátua de Gian Lorenzo Bernini “O êxtase de Santa Teresa”. Que registra um forte êxtase descrito na obra.

      Então, para o espírito, o êxtase é este forte momento no qual está manifesta esta força e ideia. Onde apenas se sente profundamente e se move entre ideias e pensamentos em maneira muito fluída e sólida, solta. Tal sensação produz esta ordenação, faz ser capaz de entender e sentir as coisas profundamente. É o sentir e saborear internamente as coisas, como dizia Santo Inácio de Loyola. Neste sentir forte, se está à própria presença deste espírito, que é sentindo e vendo que pode saber. Sendo uma sensação forte e importante, o êxtase se torna uma fonte, algo que se faz ver a vida em sua essência. Consegue trazer a base para se estar, bem como para se conhecer. Com o êxtase, se sentem os mistérios da vida em sua mais densa profundidade.      

 
Compartilhe no Whatsapp