ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Mesmerismo

8/7/2023 - São Roque - SP

     Apesar de seguir uma ideia distinta e ter várias diferenças, o Mesmerismo é considerado um precursor do espiritismo. Melhor dizendo, foi uma filosofia e uma doutrina que trouxe pontos em comum com o espiritismo e suas ideias. Vindo antes deste, levantou tais questões antes que conseguissem ter sua melhor forma no espiritismo. Pois já lidavam com a espiritualidade e o estado de espírito das pessoas.

      Foi criado pelo médico austríaco Anton Mesmer, que dá nome ao processo. Acreditava ele ser possível a cura pela presença de uma força invisível, a qual poderia curar pessoas. Envolvia desde um dito magnetismo presente nesta força até a hipnose de pessoas para esta cura. Tudo relacionado com esta energia poderia exercer uma cura sob elas. Por muito tempo, tentou legitimar cientificamente suas ideias, nunca conseguindo. Mas atraiu diversos adeptos e simpatizantes. Conseguindo vários que seguiram suas ideias, chamados de magnetizadores. O próprio Mesmer atendeu diversas pessoas e fez tratamentos ao longo de sua vida, por vezes obtendo sucesso no processo. Por um bom tempo se escreveu sobre o Mesmerismo, também chamado de Magnetismo Animal. 

     No século XIX, quando foi codificado o espiritismo, o Magnetismo tinha ainda muita força. Principalmente na questão da cura de pessoas através de forças invisíveis. Que, no caso do espiritismo, se manifestou principalmente pelas sessões espíritas onde se buscavam comunicações e presenças espirituais, um pouco semelhante ao que Mesmer fazia em sua tina para demonstrar o magnetismo. Trazendo para o espiritismo, a presença dos espíritos na mesa parecia seguir uma forma semelhante, embora fossem espíritos ao invés do magnetismo. E outros aspectos, como esta ideia da existência de mais forças que as conhecidas, as quais seriam possíveis uma série de ações, incluindo curas.

      Mas o mais parecido entre os dois é esta essência de se existir tais forças, as quais ajudariam a explicar o universo. E também fazer melhor uso dele. Pois se estaria lidando com seus aspectos. No caso, forças e espíritos. Os últimos seríamos nós e os demais seres vivos. Se não há propriamente espíritos no Mesmerismo, há uma presença de força que lembra o fluído cósmico universal. Presentes como uma das bases do universo. Dele, se poderiam extrair curas. Também pela hipnose, fazendo tais forças chegarem às pessoas. No espiritismo, a cura também passa por um processo de interioridade, mas não hipnoticamente. Mas por um conhecimento e organização internas da pessoa. Ambas falam da presença desta complexidade e existência, mas seguem caminhos diferentes. Os espíritos veem e conseguem organizar e entender melhor o universo com estes conhecimentos.

 
Compartilhe no Whatsapp