ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Vaticano e Bkerke

26/8/2023 - São Roque - SP

     Embora sejam, tecnicamente, igrejas separadas que atuam em seus respectivos territórios e áreas, a Igreja Católica e a Igreja Maronita possuem já, historicamente, uma relação bastante forte. Possuem diferenças episcopais consideráveis, além de diferenças culturais e de seus ritos. Os maronitas são, a rigor, um grupo cristão ortodoxo, que estaria conectado ao que alguns ocidentais chamam de cristianismo primitivo, baseado mais diretamente nas ações de Jesus Cristo. É também uma igreja mais nova do que a Católica, tendo sido fundada no século V, pelo monge São Maron. O qual dá nome Igreja: Igreja Maronita.

     A sede da Igreja Maronita é Bkerke, situada próxima a cidade libanesa de Jounieh. Historicamente foi uma das Igrejas, grupos e religiões mais influentes do Líbano, em todos os diferentes momentos históricos e políticos que tal região passou. Desde sua fundação permanece em existência, mantendo uma sólida e forte população cristã lá. Que constitui muito da cultura e política local desde então. Desde sua fundação, afirma, ter mantido relações e comunhão bastante próxima com a Igreja Romana. Que atualmente tem como sede o menor país do mundo, Vaticano, mas que possuiu diferentes formatos e organizações políticas. Os Estados Papais foram uma boa amostra disto. Em todos estes períodos, as igrejas estiveram nesta comunhão.

     Com esta proximidade também houve bastantes influências entre as partes. Muito especialmente durante o século XIX, surgiram alguns maronitas que foram canonizados e reconhecidos como santos. Tais como Santa Rafqa, São Nimatullah e São Charbel, este último o padroeiro do Líbano. Estes são também santos católicos, fortalecendo bastante a força e cultura libanesa na relação com a Igreja. E o Vaticano também atua como mediador de interesses e relações com o patriarcado de Bkerke para manter equilíbrio e estabilidade numa região tensa. A proximidade das igrejas mostra um jogo político e religioso, que mostra a relação entre ambas e também o quanto um espaço é por elas marcado e colocado.   

 
Compartilhe no Whatsapp