ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Patti Smith no Vaticano

23/9/2023 - São Roque - SP

    Há alguns cantores e sentimentos que conseguem trazer e descrever ideias que atingem certo valor religioso. Não por serem cantos necessariamente religiosos, mas por terem uma ligação e uma força que ali chega. Carrega, dentro de seu espírito, uma força e uma ligação capazes de fazer tal ligação. Aquela fala, comunicação e devoção conseguem evocar um sentimento e uma ideia que está posta diretamente com a religiosidade. Por isto, traz-se toda sua força e valor, dando um sentido e um jeito.

     Uma cantora que conseguiu isto foi Patti Smith, de álbuns como Horses, Dream Of Life, Wave, Radio Ethiopia e outros. Por seu estilo poético e uma forma extremamente visceral de descrever, conseguiu fazer músicas de força e de sentimentos muito potentes. Trazendo letras diretamente escritas através deste processo, garante a força e a beleza delas, bem como fazer a transmissão de ideias na maneira e forma que só a arte consegue. Nisto, conseguiu garantir e colocar uma artisticidade capaz de fazer tal força e por tudo isto em seu melhor jeito.

      Nisto, aliado com sua forte sensibilidade e capacidade de absorver as coisas em seu sentir e de ver como os espíritos estão Patti Smith traz também a visão do que acontece e se coloca ali diretamente. Também sempre teve uma forte ligação religiosa, variando em seus sentidos e significados, vendo de outros espaços. O que se comunica diretamente com sua veia poética, que possui uma forte espiritualidade. Por todas estas qualidades e uma forte simpatia, foi convidada, em 2014, pelo Papa Francisco para cantar no Natal do Vaticano. Embora tenha recebido críticas aceitou. Foi um momento no qual teve uma forte espiritualidade colocada, certamente. Infelizmente não há registros, uma vez que lá não se pode fotografar ou filmar.

      Uma cantora tão fantástica, capaz de transmitir tudo isto teve este grande momento, se conectando diretamente com alguns dos espíritos mais fortes que se veem. Foi à demonstração e consolidação de uma força artística capaz de transmitir sua força e poética em um tipo de concerto bastante especial. Consolidou-se de vez como uma cantora fortemente espiritual, com uma complexa visão do mundo dentro das coisas vistas e percebidas espiritualmente.   O Papa Francisco percebeu isto e desfrutou de tal força. O espírito artístico sempre atento percebe e absorve tudo, dando uma grande sabedoria e complexidade a estes.

  

 

 
Compartilhe no Whatsapp