ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Religião da humanidade

21/10/2023 - São Roque - SP

         Ainda que as religiões não tenham desaparecido, houve significativas mudanças no sentimento religioso e na maneira como os pensamentos são estruturados religiosamente. Nisto, há bastante sentido em se atribuir novas formas de se pensar e, de algumas formas, novas concepções religiosas. Tal mudança de paradigma começa a se estruturar essencialmente na Revolução Francesa, onde se tem as grandes mudanças que levaram a sociedade contemporânea. Em diversos aspectos, no político-econômico, com o estabelecimento da burguesia com classe dominante, artisticamente com o surgimento do romantismo, a expressão artística burguesa e também com a criação da Religião da Humanidade um pouco depois.   

        Em termos essenciais, tal religião consiste em uma nova forma de se cultuar e de se enxergar questões religiosas. É mais uma organização científica do que outra coisa, pois tem como bases a humanidade e a ciência. Vendo os dogmas religiosos como algo obscurantista e sem sentido, busca base religiosa na ciência. Como herdeira do Iluminismo, tal religião buscava este estabelecimento científico. A influência da Revolução Francesa era visível neste aspecto, embora não buscasse a Religião da Humanidade, por exemplo, estabelecer um novo calendário. Era realmente para entender e cultuar a humanidade.

      Foi também ela uma das bases do positivismo, criada junto com tal doutrina por Auguste Comte. O filosofo francês precursor da sociologia foi um dos principais responsáveis pela elaboração de um sistema político e também científico de se interpretar e conceber a realidade. Que é à base do positivismo como um todo, tendo esta super valorização do científico, considerando inválida qualquer coisa que não passe diretamente por ele. Cultuando a razão e as grandes figuras da história, se manteria o sentimento religioso em toda sua dimensão, mas aplicado diretamente a algo real.

      Tal religião ainda existe, embora seja bastante minoritária. Ainda tendo adeptos no mundo inteiro, seu único templo ainda ativo fica em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os adeptos de tal religião em outros locais do mundo se reúnem em espaços que não são propriamente templos. Ainda que seja um grupo pequeno, a influência desta religião no mundo contemporâneo é bastante forte. Pelos paradigmas científicos estabelecidos e pelas bases de pensamentos presentes ainda hoje, muito do nosso pensamento atual vindo de aspectos positivistas ainda. Juntamente com o romantismo, movimento artístico que ainda deixa várias marcas hoje em dia. Também, em alguns níveis, foi uma influência forte para o espiritismo. A Religião da Humanidade ainda deixando diversas marcas presentes, mostra como muito do mundo foi pensado e colocado, aquilo pensado nele.  

 
Compartilhe no Whatsapp