ColunistasCOLUNISTAS

Frias Neto Consultoria Imobiliaria

Autor: Frias Neto Consultoria Imobiliaria

Por que o ESG e os programas de aprendizagem são integrativos?

26/10/2023 - São Roque - SP

O ESG (Environmental, Social and Governance) surgiu de uma visão mais abrangente sobre a importância das empresas na sociedade, que contempla projetos ambientais, sociais e de gestão. Nesse contexto, programas de aprendizagem representam uma excelente oportunidade para integrar ações dentro do conceito de ESG, além de movimentar o mercado através da inserção responsável de novos profissionais no mercado de trabalho .

A Frias Neto Consultoria de Imóveis investe há muitos anos em iniciativas voltadas a proporcionar oportunidades de entrada no mercado de trabalho, mais especificamente, imobiliário, para jovens, o que hoje pode ser classificado como uma ação social e de governança dentro do ESG. 

 

ESG e Programas de Aprendizagem: Social e Governança

Promover e incentivar a educação, formação e capacitação de jovens, por meio da aprendizagem no trabalho, são ações que permitem uma maior inclusão social e, portanto, podem ser inseridas entre as iniciativas de ESG, estimulando o mercado de trabalho, economia e melhorando a qualidade de vida de seus aprendizes. 

O efeito na vida das famílias também acontece a longo prazo, possibilitando melhores oportunidades de trabalho no futuro, incluindo dentro da própria empresa em que o jovem foi aprendiz. 

As consequências na governança da empresa incluem:

 

Ações da Frias Neto integrados ao ESG

Há 10 anos, a Frias Neto mantém parceria com o Instituto Formar, contribuindo com a formação de dezenas de jovens. Atualmente, a empresa conta com 180 colaboradores e 4 aprendizes nas áreas administrativas da empresa: atendimento, acesso ao sistema, desenvolvimento de planilhas, entre outras funções.

Segundo a supervisora de Recursos Humanos da imobiliária, Cristiane Boaretto Bacchin, a Frias Neto acolhe os aprendizes, com profissionais dispostos a desenvolvê-los no ambiente de trabalho. “Essa tem sido uma experiência muito positiva, visto que temos jovens efetivados que estão até hoje em nosso quadro de funcionários, tanto na área comercial, quanto na administrativa”, relatou. 

Para a supervisora, o primeiro passo para realizar ações efetivas é atuar junto às instituições comprometidas com a sociedade. “Trabalhamos muito de perto com o Formar e sabemos que eles têm essa preocupação com o pedagógico, psicológico e a inserção dos jovens em projetos culturais”, disse.

Leandro Pereira é um exemplo do sucesso da parceria entre o Instituto Formar e a Frias Neto. Ele começou na imobiliária como aprendiz, em 2012, e hoje é Corretor Associado de Locação. De acordo com o profissional, sua experiência prévia foi essencial para seguir na área. “Eu era um adolescente visando um futuro, uma oportunidade de trabalho, nunca tinha passado pela minha cabeça trabalhar em imobiliária. Hoje me tornei um Corretor de Locação e para mim, isso foi um grande crescimento. Lá atrás, eu foquei, fiz meus planejamentos e deu tudo certo”. 

A Frias Neto também mantém parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) no Projeto Pescar. A iniciativa de formação social profissionalizante tem como proposta capacitar jovens de baixa renda para que estejam mais preparados para o mercado de trabalho. Neste sentido, a Frias Neto recebe os jovens para uma visita técnica, em que eles são apresentados a todos os processos de uma imobiliária

Na experiência da Frias Neto, os resultados de políticas de responsabilidade social beneficiam não só as comunidades que são contempladas, mas também a própria imobiliária, que colhe os frutos de uma sociedade mais justa e melhor formada.

Para conhecer as oportunidades de construir uma carreira na Frias Neto, clique aqui.

Compartilhe no Whatsapp