ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Ação política e espiritismo

25/11/2023 - São Roque - SP

          Como um animal político, tal qual definiu Aristóteles, os humanos estão em constante política, em todos os seus passos, a levando aos mais diferentes níveis e formas. Se, por um lado, surgiram e se consolidaram as instituições políticas, a política institucional e as ações e formas dos estados, todos derivados das relações e fatos sociais. No entanto, dentro desta realidade, em níveis infra, também operam políticas e dinâmicas.

          O espírita, como alguém profundamente atento a personalidade, ações e caminhos dos espíritos encarnados enxerga as pequenas realidades presentes e usa suas habilidades, sensibilidades e conhecimentos para que interfira e consiga melhorar politicamente tais espíritos. Pois dentro destas pequenas realidades, há micro fatores políticos, influenciados pela grande política, mas que podem possuir meandros e caminhos diferentes, a depender de quais decisões são tomadas, dando melhores caminhos.

         Para isto, precisa o espírita entender como está tal espírito e a situação política e social pela qual está passando o outro, permitindo assim que possa ajudar e ver os melhores caminhos e ações que tal espírito possa assumir e fazer. Dentro desta lógica, no micro relações políticas, achar e construir os melhores caminhos. Tal ação permite assim fazer pequenas mudanças e melhorar politicamente e socialmente algumas vidas e pessoas.

       A ética espírita recomenda não ter lado político nestes tipos de ações, fazendo a política em sua pura essência e melhorando. Ainda que não se deva fazer discriminação por lado político, é impossível não usar algum aspecto ideológico, especialmente na busca de caminhos para melhora, que pressupõem uma ideologia interna. Assim tal ideologia leva a melhoras e ações, mas precisa ser usada com inteligência e sensibilidade, entendendo as necessidades e caminhos dos casos. Com isto, o espírita fará uma ação política mais direta e capaz de interferência. A micro política colocada se organiza junto a grande política, dando melhores condições para alguns indivíduos ajudados.   

 
Compartilhe no Whatsapp