ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

Cristianismo no Oriente Médio

6/1/2024 - São Roque - SP

     O cristianismo, contando todas suas vertentes, é a religião mais numerosa do mundo. É também, ainda a mais influente do planeta, estando presente em boa parte dele e exercendo considerável influência nele como um todo. Ainda possui um domínio,  um poder e uma dominância manifestas nestas áreas, sendo especialmente o crucifixo reconhecido em qualquer canto. Mesmo com o passar e as mudanças das épocas, sua influência segue forte. Sua base e ideias continuam atravessando os tempos.

       Seu local de surgimento é Belém e Jerusalém, duas cidades bastante antigas, situadas no Oriente Médio, sendo dois dos locais mais influentes da região ainda hoje. Se depois a religião foi muito fortalecida em Constantinopla (Istambul) e especialmente Roma, ainda há algumas raízes do Oriente Médio, um local que ainda é bastante marcado por conflitos religiosos que tomam dimensões políticas. Como já bem observado, lá primeiro se é de uma religião, depois de um país. No caso do cristianismo, hoje é minoritário na região, mas ainda segue influente nas áreas nos quais está presente.

     As grandes maiorias dos cristãos que vivem na região são de vertentes ortodoxas, com seus ritos e particularidades. Em números absolutos, os países com mais cristãos são, respectivamente, Egito e Síria. Porém em números proporcionais, os quais considerando o tamanho da população e a porcentagem cristã dela, o país mais cristão do Oriente Médio é o Líbano, com 40% de sua população sendo composta por cristãos, especialmente da vertente maronita. Nos outros, a faixa fica em cerca de 10%. O que faz dele o que tem  a marca e cultura cristã mais forte.

    De um modo mais geral, pensando a influência deste na área, vemos ainda questões ligadas aos espaços onde Jesus passou os monumentos, os significados dos locais, as populações cristãs de lá. Bem como suas histórias, idiossincrasias, culturas e a maneira como lá vivem, relações com povos de outras religiões e, essencialmente, forças e essências cristãs. Pois a influência religiosa ainda é o mais forte e visível destes aspectos, estando diretamente presente em tais processos e formas de existir e viver. Pois carrega junto, no espaço onde surgiu tal religião, todo seu espírito e variações religiosas, ligadas ao espaço e suas realidades. Se a cristandade mais forte do local é no Líbano, muita de sua cultura é por ela influenciada.  Em outros países, ainda que menor, também é sentida em suas comunidades, em seus espaços. Como em outras regiões do mundo, a influência cristã está presente, influenciando na proporção de seu tamanho.       

 
Compartilhe no Whatsapp