ColunistasCOLUNISTAS

Pedro Fagundes de Borba

Autor: Pedro Fagundes de Borba

A alma da alma

16/3/2024 - São Roque - SP

      O conceito de alma da alma está diretamente ligado a uma íntima percepção que temos especialmente de nós, do que somos e do que da gente emana, juntamente com aquilo que percebemos do que está em redor e igualmente nos influencia. Tal conceito parte principalmente de uma percepção de si, em alinhamento com corpo, alma e espírito, este último a alma da alma citada. Pois é dentro disto que está o indivíduo, profundo, indivisível, singular e com maneiras únicas de ser e existir em relação aos outros. Pode ter com eles muitas semelhanças e ideias comuns, mas possuem particularidades e características que nenhum outro tem.

      Tal percepção é o que torna a vida algo próprio para cada um, nela vivendo de acordo com o que é neste profundo, com conjunto com o corpo, alma e o mundo como um todo também. Isto nos forma e nos torna quem somos a pessoa que nos faz gente. Tal ideia parte muito dos conceitos de Edith Stein, judia convertida ao catolicismo do século XX e que trouxe muitas ideias novas ao catolicismo e a cristandade em geral, atualmente canonizada como Santa Teresa Benedita da Cruz. Tendo sido vários anos professora, e vendo na formação e principalmente na maneira de se conduzir esta formação e proporcionar isto ao aluno, se comunicar fortemente com a alma da alma dele.

    Se isto pode ser bem aplicado em termos pedagógicos, também possui forte aplicação para outros locais e áreas humanas também, indo para a formação humana como um todo, também pensada por Stein. Que tal ideia deve ir além da escola. E assim se aplica na forma como seu pensamento é colocado e exposto, sempre refletindo este formar, o jeito com que se trazem estes jeitos para fora, formando alguém em sua essência, guiando este caminho.  Nestes meandros, torna o sujeito algo completo, em profunda comunhão consegue e, por consequência, em maior harmonia com o mundo e as pessoas, sendo alma da alma profundamente. Educar a alma da alma dá caminho para sermos nós e sentirmos Deus e a vida em suas plenitudes.  

 
Compartilhe no Whatsapp