Prefeitura de Araçariguama continua com trabalhos de prevenção contra a Dengue

13/10/2014 - São Roque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Vigilância Sanitária com a Equipe de Vetores, esta realizando durante o mês de outubro, o Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRA) no município.

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue) e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

O objetivo do levantamento é identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito, e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam a intensificação das ações de combate à dengue nos locais com maior presença do mosquito, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco.

Em julho, a Equipe de Vetores Municipal realizou uma atividade chamada Avaliação de Densidade Larvária – ADL, que verifica o nível de infestação no município, através de uma estimativa tendo como base a quantidade de imóveis e recipientes onde são encontrados larvas do mosquito, proporcionando a destruição de criadouros e a coleta de larvas.

Durante o ADL, os criadouros mais encontrados foram latas, frascos, plásticos e garrafas retornáveis. Em um período seco, como o de julho, espera-se redução dos pontos com larva, porém o resultado mostrou o inverso: foram encontrados muitos locais com infestação do mosquito, confirmando-se a presença do AEDES nos Bairros Centro, Santa Ella e Meirelles.

O departamento de Vigilância Sanitária ressalta a importância da colaboração dos moradores em facilitar o acesso à propriedade aos agentes de vetores para a realização das vistorias. Todos estão devidamente identificados e uniformizados. “Em virtude do clima quente e favorável à chuva dessa época do ano, precisamos e pedimos maior ajuda dos moradores. Pedimos para que continuem colaborando com os agentes de vetores: receba-os, atenda as suas orientações e combata os criadouros na sua casa, quintais e calçadas. Converse com seus amigos, vizinhos e parentes sobre esses cuidados. Só assim, juntos, poderemos acabar com o risco de uma epidemia em nosso município. Lembre-se: Combater a dengue é dever seu, meu e de todos. Dengue se combate TODOS OS DIAS.” alertou a Supervisora de Controle de Vetor, Edneusa Nascimento de Paula.

A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes eagypti, que pode se apresentar de forma benigna ou grave.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Medidas simples, desde que feita todos os dias, geram bons resultados.

 

Compartilhe no Whatsapp