Salão de Artes Astrogilda Alvers Lippi será aberto ao público em 24 de outubro

16/10/2014 - São Roque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Há 53 anos, em outubro de 1961, na sede do Clube Atlético Sorocabana de Mairinque (CASM), era realizado o 1º Salão de Artes Astrogilda Alvers Lippi, iniciativa que pintores e desenhistas como Mizael Vitório Garbim, Lélio Lippi e a própria Astrogilda criaram para mostrar a produção de artes plásticas na cidade.

 Às 19h do próximo dia 24, no CEMEC – Centro Municipal de Educação e Cultura, o Departamento Municipal de Cultura inaugura mais uma edição do Salão, a mais importante mostra de arte do município.

A criação do espaço para os artistas mairinquenses teve o apoio da Juventude Estudantil Católica (JEC) de Mairinque e do então prefeito Arganauto Ortolani. A inauguração do Salão também contou uma cerimônia religiosa conduzida pelo padre José Yao. No decorrer dos anos o Salão aconteceu no CASM, na SRM, no Salão da Obra Social e nas dependências da antiga Torrefação de Café.

Obras de cerca de vinte artistas mairinquenses estão inscritas para integrar a exposição. Mariana Cordeiro, diretora do Departamento Municipal de Cultura, explica que desta vez os trabalhos apenas ficarão expostos e não haverá competição entre os artistas.

“Essa mostra é excelente oportunidade das pessoas conhecerem o que o artista de Mairinque produz, assim como é interessante para o próprio artista difundir sua arte na cidade e região. Queremos que o evento sirva de incentivo à produção de arte entre os jovens”, coloca Mariana.

Além de telas de artistas mairinquenses atuais, obras imortalizadas por artistas de renome como Mizael Garbim, Astrogilda e seu marido Lélio Lippi, precursores do Salão, poderão ser apreciadas pelos visitantes.  

O Departamento de Cultura informa que a mostra se estende até o dia 7 de novembro. Em 1971, após a morte de Astrogilda, a mostra anual passa a se chamar Salão de Artes Astrogilda Alvers Lippi por força de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal.

Astrogilda

Astrogilda Alvers nasceu em Bauru no dia 7 de setembro de 1923. E janeiro de 1942 casou-se com Lélio Lippi e dessa união nasceram os filhos Ricardo, Adalbert, Ivaldo, Roberto, Lúcia e Valéria. Além de virtuose nas artes plásticas, Gilda, como era chamada, também foi uma das pioneiras na Obra Social Municipal. A artista faleceu em 20 de setembro de 1971.

Mizael

Mizael Vitório Garbim nasceu em São Roque em 3 de novembro de 1940. Em 1962 concluiu o curso Científico de Desenho Artístico e Publicitário pelo Instituto Nobel de Tecnologia, em São Paulo. Em 197 7, concluiu o curso de Educação Artística de Itu. Em Mairinque, como artista, Mizael teve a oportunidade de produzir obras de qualidade e transmitir sua arte a muitos alunos. Mizael faleceu em 1990.

Compartilhe no Whatsapp