CAOS NA SAÚDE. Médicos são demitidos em Mairinque e hospital só terá PA

17/8/2009 - São Roque - SP

Nesta segunda-feira, 17, mais uma vez o Guia São Roque saiu na frente de toda mídia regional e foi o primeiro a divulgar que o Hospital de Mairinque seria fechado, restando apenas o Pronto Atendimento.

Confira a seguir a reportagem do Guia São Roque, postada no começo da tarde de segunda-feira, a respeito dos problemas na saúde de Mairinque. 

da Redação

De acordo com informações levantadas em Mairinque, o prefeito Dennys Veneri rescindiu hoje (segunda) todos os convênios que ofereciam médicos especialistas que trabalhavam no hospital da cidade, o que está causando na tarde desta segunda-feira grande revolva na cidade e protestos no hospital.

Sem dinheiro para a saúde e agora sem médicos especialistas, o hospital da cidade deverá ser fechado, restando apenas o pronto atendimento, para casos emergenciais e padrões.

Assim, se complica ainda mais a situação da Santa Casa de São Roque, que recebe os pacientes de toda a região. Araçariguama foi a primeira a apresentar problemas. Em seguida Ibiúna demonstrou deficiência na saúde, sendo denunciada em rede nacional de televisão. Agora é Mairinque que para de atender especialidades.

Com isso o fluxo de pacientes que chegarão diariamente à Santa Casa de São Roque deve aumentar consideravelmente.

Prolongamentos do caso

Durante a semana, a grande imprensa de Sorocaba denunciou o caos na saúde pública de Mairinque e novas informações foram trazidas a público.

A prefeitura de Mairinque alegou que o fechamento do Hospital se deu pela insuficiência financeira da Prefeitura em acarcar sozinha com os custos da Beneficência, que por problemas vindos de muitos anos, tem pendências financeiras com a justiça.

Ao deixar de receber a verba do SUS por causa de uma interrupção no atendimento ainda na primeira gestão de Dennys, a prefeitura teve que arcar sozinha com os custos do hospital e acabou sucumbindo à falta de recursos.

Segundo a TV TEM, cerca de 80 pessoas devem perder seus empregos.

Por causa do caos da saúde pública de Mairinque, a Santa Casa de São Roque já recebe diariamente um grande número de pacientes daquela cidade.

Na semana passada Dennys já havia fechado um Posto de Saúde da Família no bairro Granada, mas voltou atràs na decisão depois de forte pressão da Câmara dos Vereadores.

Hoje, quinta, Dennys, os vereadores, secretário de saúde e diretores do hospital devem se reunir para discutir o futuro da saúde na cidade.

Compartilhe no Whatsapp