Mesa Educadora de Araçariguama Promove Oficina sobre o uso do teatro como ferramenta

3/7/2015 - São Roque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Na última Terça-feira, 30 de junho, a Mesa Educadora de Araçariguama promoveu mais uma oficina de capacitação para os educadores da rede. Com o tema “O teatro como ferramenta importante no auxilio da formação dos pequenos”, a oficina foi ministrada pelos Arte Educadores, André Marques e Mônica Pinheiro.

Organizada pelas Coordenadoras Técnicas Glaucilene Lima e Luciane Andrade, a oficina teve como objetivo trazer novas ideias e formas pedagógicas para serem trabalhadas nas salas de aulas da rede municipal. Entre os temas abordados na oficina estavam à importância que o teatro tem na formação e no desenvolvimento da criança. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança.

“Trabalhar com o teatro na sala de aula, não apenas fazer os alunos assistirem as peças, mas representá-las, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens; ajuda os alunos a se desinibirem-se e adquirirem autoconfiança, desenvolve habilidades adormecidas, estimula a imaginação e a organização do pensamento. Enfim, são incontáveis as vantagens em se trabalhar o teatro em sala de aula” explicou a coordenadora Glaucilene Lima.

Compartilhe no Whatsapp