Saúde anuncia prorrogação da campanha contra a Pólio

31/8/2015 - São Roque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Todas as crianças de seis meses até cinco anos devem ser levadas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para tomar a ‘gotinha’ da vacina contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A campanha, iniciada em 15 de agosto, foi prorrogada para que ninguém fique sem a imunização.  Até o momento foram vacinadas 85,97% das crianças de Mairinque.

Luiz Carlos Pinheiro, chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, informa que a vacina está disponível em todas as UBSs, das 8h às 16h. Ele orienta os pais a levarem a carteirinha de vacinação de seus filhos para que outras vacinas pendentes possam ser aplicadas.

A poliomielite é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus, que entra na corrente sanguínea e afeta o sistema nervoso central, causando fraqueza muscular para toda a vida, paralisia dos membros e meningite e, em alguns casos, pode mesmo causar a morte.

A poliomielite no Brasil está erradicada, mas em maio de 2014 a Organização Mundial da Saúde decretou uma emergência sanitária mundial para que todas as crianças até cinco anos sejam imunizadas. No continente africano, último reduto da Pólio, o último caso foi registrado em agosto de 2014. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), são necessários dois anos sem a doença para uma localidade seja considerada livre da doença.

Compartilhe no Whatsapp