Serra adia a construção de presídio em Mairinque

21/9/2009 - São Roque - SP

da Redação

O Governo do Estado de São Paulo resolveu revogar o processo licitatório para a construção de 49 presídios no interior do Estado, incluindo o de Mairinque.

A justificativa do secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, foi publicada no Diário Oficial, na quarta-feira (9/9): “Considerando que o programa de construção de novas unidades prisionais vem apresentando uma série de peculiaridades, inicialmente não previstas, em especial no que tange localização das obras, valor do investimento, formas de financiamento e cronograma de execução carecendo de ampla cooperação com diversas secretarias de Estado para o andamento desse programa, decido pela revogação do procedimento de pré-qualificação”.

A vereadora Déia (PT), de Mairinque, acredita que o esta é uma vitória da bancada do PT na Assembléia que há meses, ao lado de vários prefeitos e cidadãos, trava uma luta para reverter a decisão do governador Serra.

Em análise em seu blog, Déia afirma que Serra, "por meio de decreto, determinou como e onde deveriam ser construídos os presídios em cidades do interior, sem avaliar com as prefeituras e comunidade local".

Deputados do PT foram ao MP Os deputados Ana Perugini, Beth Sahão, Hamilton Pereira, Simão Pedro e Vanderlei Siraque, 12 prefeitos e representantes de outros cinco municípios estiveram, na sede do Ministério Público do Estado, em junho, com o Procurador Geral de Justiça, Dr. Fernando Grella Vieira.

Na ocasião, eles protocolaram representação que solicita suspensão do processo de instalação de novas unidades prisionais no interior do Estado. O documento aponta à falta de critérios técnicos para escolha das áreas e falta de diálogo com os representantes dos municípios.

Compartilhe no Whatsapp