Agente de Saúde teme epidemia de dengue e realiza palestras em escola

23/11/2015 - São Roque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mairinque

Criança não mente e está sempre mais atenta aos problemas que afetam sua família. Com base nessa afirmação, o Agente de Saúde Roque Fernando Petraniwskyj, que atua no território do Bairro Granada, em Mairinque, adotou uma nova estratégia para o enfrentamento da dengue.

Nesta terça-feira, 17, Petraniwskyj aproveitou o dia todo para proferir palestra aos 320 alunos da Escola Municipal Professor Márcio Camargo, no bairro Granada. De classe em classe, ele debateu com crianças da primeira fase (parquinho) ao quinto ano da instituição de ensino as diversas formas de prevenção da doença e combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

O agente de saúde não esconde sua preocupação com uma provável epidemia de dengue na cidade em 2016. Conforme explica, os casos da doença registrados neste inverno são um indicativo de que haja uma explosão do número de casos na próxima temporada.

“Vamos iniciar agora um trabalho de prevenção, as pessoas precisam se mobilizar e entender que todos devem fazer sua parte. Só assim poderemos evitar uma situação muito grave no próximo verão que começa em 21 de dezembro e vai até 21 de março”, adverte.

As secretarias municipais de Educação e Saúde aprovaram a estratégia proposta por Fernando Petraniwskyj e, na próxima semana, começam a preparar um calendário de palestras que abranja todas as escolas municipais de Mairinque.

Munido de cartilhas, que ele mesmo elaborou, amostras de larvas do Aedes aegypti, paciência e muita didática, o Agente de Saúde esclareceu as dúvidas dos alunos e procurou saber como a família de cada um trata a questão da prevenção da doença dentro da própria residência.

Trabalharam nesse projeto na EM Márcio Camargo, além de Petraniwskyj, os agentes de Saúde José Pedro de Souza Fernandes e Marina de Souza Ferreira José, em parceria com a diretora da Escola, Giovana Alves da Silva.

“As crianças não mentem, se preocupam com o bem estar de seus familiares e, com certeza, ao voltar para casa, vão cobrar os pais a eliminação da água parada nos vasos de plantas e outros vasilhames jogados no quintal que venham a servir de criadouros do mosquito”, argumenta Petraniwskyj.

Ao final das palestras os alunos do Professor Márcio Camargo foram presenteados com um cone de papel no formato de um mosquito, recheado de balas e doces. “Mais importante é que elas aprendem a importância da prevenção e, com apoio da cartilha que receberam, levam esse conhecimento aos seus pais”, entende.

Na cartilha elaborada por Roque Fernando Petraniwskyj e distribuída aos alunos constam ainda orientações sobre a prevenção do câncer de mama, de colo de útero e de próstata. “Como esse material é levada aos pais, aproveitamos para dar umas dicas da importância dos exames preventivos, na maioria das vezes negligenciados pelos adultos”, acrescenta o Agente de Saúde.

Compartilhe no Whatsapp