Público revive tradição do Vinho dos Mortos neste sábado

14/9/2016 - São Roque - SP

da assessoria de imprensa 

A adega e restaurante Quinta do Olivardo, em São Roque/SP, revive neste sábado, 17/09, a tradicional cerimônia do Vinho dos Mortos. A partir das 20h, o público que visitar a casa poderá participar do enterro e desenterro das garrafas e degustar uma bebida muito original.

A lenda surgiu em 1807, em Portugal, em meio à Guerra Peninsular. Conta a tradição que, para prevenir os saques durante a invasão das tropas francesas a Trás-os-Montes e Beira Alta, em Portugal, as famílias passaram a esconder suas garrafas de vinho enterrando-as em meio às videiras, pastagens, plantações e no solo das adegas, para evitar o roubo.

O que ninguém imaginava é que o enterro das garrafas acabaria alterando o sabor da bebida, pois o solo mantinha o vinho em temperatura e escuridão constantes, deixando-o ainda mais saboroso.

Vivenciando a tradição

O público que visitar a casa no dia 17 poderá participar deste ritual. Os visitantes serão convidados a enterrar sua própria garrafa para voltar, depois de seis meses, para tomar a bebida. Quem já possui a garrafa enterrada poderá ajudar a abrir as covas e degustar a bebida. Mas se engana quem pensa que apenas os visitantes que já possuem o vinho maturado poderão degustar a iguaria. A casa separa uma parte das garrafas enterradas para o público consumir durante o ritual.

Para dar ainda mais charme ao momento, a casa e o caminho percorrido pelos clientes até as videiras serão iluminados com tochas e velas, deixando o ambiente mais bucólico, semelhante ao vivenciado em 1807. Uma experiência única!

Sobre a Quinta do Olivardo

Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.

A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo Trip Advisor, um guia mundial colaborativo. Nesse guia, os comentários escritos pelos próprios frequentadores pontuam o estabelecimento. O restaurante lidera o ranking das pontuações positivas entre os estabelecimentos do setor na região.

Tradicional cardápio lusitano

Outro destaque da casa é o cardápio tipicamente português, regado dos melhores bacalhaus da região, preparados seguindo as tradicionais receitas portuguesas, com destaque ao Bacalhau a Lagareiro.

Além do peixe, a casa também se destaca pelas premiadas Espetadas Madeirenses, o Leitão à Bairrada e os deliciosos bolinhos de bacalhau.

Os doces portugueses são outra atração à parte. A casa recebe turistas de várias regiões do país em busca dos tradicionais Pastéis de Nata, Pastéis de Santa Clara, Rabanada, entre outras delícias.

Circuito de aventura

Os visitantes que gostam de sentir muita adrenalina não podem perder o 1º Circuito de Lazer e Aventura da Estrada do Vinho instalado na Quinta do Olivardo.

No circuito, o visitante poderá praticar arvorismo, escalada e encerrar o passeio em uma tirolesa que cruza o lago do restaurante.

Para quem gosta de atrações mais relaxantes, a Quinta do Olivardo oferece ainda mini pesca esportiva, passeio a cavalo e um pedalinho para passear sobre o lago. São atrações que agradam a família toda!

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. As reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

Compartilhe no Whatsapp