Condephaat realiza oficina sobre patrimônio cultural em São Roque

19/4/2017 - São Roque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

brasital

O objetivo da oficina é estimular o debate, esclarecer os termos do tombamento e suas implicações para a população de São Roque

São Roque receberá, no dia 25 de abril, às 19h, no Centro Cultural Brasital, oficina de patrimônio para abordar o tombamento da Fábrica de Tecidos Brasital e de sua Vila Operária.

A atividade será promovida pela Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), uma das coordenadorias da Secretaria da Cultura do Estado e braço técnico e executivo do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Segundo os organizadores, o objetivo da oficina é estimular o debate, esclarecer os termos do tombamento e suas implicações para a população de São Roque e coletar sugestões dos presentes. Não há a necessidade de se inscrever e o evento é gratuito.

A Fábrica de Tecidos Brasital - Fundada em 1892 pelo empresário italiano Enrico Dell'Acqua e transformada em Brasital S.A. em 1919, a Fábrica de Tecidos Brasital funcionou até a década de 1970 em São Roque, consolidando-se como a maior indústria do município e uma das mais importantes do estado de São Paulo.

O local conta também com um conjunto de 42 casas destinadas a funcionários da empresa, que ainda guardam características da época de sua construção na década de 1940. O conjunto já foi reconhecido como patrimônio cultural pelo Condephaat em 2015 e incluído em um amplo estudo sobre sete tecelagens do Estado de São Paulo, presentes em vários municípios.

Serviço
Oficina de Patrimônio UPPH/Condephaat em São Roque

Gratuito
Data: 25 de abril

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Brasital, na Av. Aracaí, 250 - São Roque – SP

Compartilhe no Whatsapp