Prefeitura de Araçariguama planeja ações para prevenir dengue, Chikungunya e Zika vírus

14/8/2017 - São Roque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

Com o objetivo de ampliar o fluxo de informações e facilitar a tomada de decisões no combate à Dengue e prevenção de uma possível epidemia da doença na cidade, a Prefeitura de Araçariguama por meio da Secretaria de Saúde - Vigilância Epidemiológica realizou na terça-feira (08/08) mais uma reunião referente à Sala de Situação da Dengue, com a presença de representantes dos setores de: Meio Ambiente, Gabinete, Governo, Jurídico, Comunicação, Cultura e Turismo, Esportes, Controladoria, Defesa Civil, Frente de Trabalho, além da presença dos agentes de vetores.

Durante a reunião foram discutidos temas como:
• Mobilização social no combate a dengue.
• A importância do trabalho dos agentes de endemias realizando vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, pois contribui de forma significativa para a melhoria da saúde da população.
• Criação de leis que tem como objetivo contribuir na prevenção de doenças, além de aumentar a responsabilidade do cidadão nas medidas de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito de dengue;
• Meios de Comunicação (redes sociais, sites, entre outros) na divulgação de informações.

“Temos de reconhecer o trabalho dos agentes, mas também o quanto a prevenção é importante, ainda mais em momento de crise financeira do país, pois é mais barato prevenir do que comprar diversos remédios. Não podemos nos esquecer da epidemia que tivemos em Araçariguama no ano de 2015, um momento muito difícil e peço para que todos se unam para a não proliferação do mosquito, pois sabemos que os hospitais referência da região não tem estrutura para arcar com toda a demanda. O quanto antes toda a cidade se mobilizar, mais cedo estaremos eliminando o foco dos mosquitos. Conscientização e prevenção são nossas principais armas de ação contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.” – desabafou a enfermeira do pronto atendimento, Angela Moreno Torre Fernandes. 

A Sala de Situação da Dengue acontece periodicamente a cada mês.

“O investimento na saúde básica como construção do novo Ame e da nova UBS, além da readequação do Pronto Atendimento não garantem que a epidemia não nos atinja. Precisamos adotar medidas preventivas, com apoio e atenção de toda a população araçariguamense. A luta contra a dengue é uma tarefa de todos” – concluiu a Prefeita Lili Aymar.

Compartilhe no Whatsapp