Pedalada Ecológica comemorou o 19º aniversário da APA de Itupararanga em São Roque

6/12/2017 - São Roque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

A Divisão do Meio Ambiente do Departamento de Planejamento, da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, em parceria com a Divisão de Esportes, realizou na manhã deste sábado 02/12, uma Pedalada Ecológica em comemoração ao 19º aniversário da APA Itupararanga.

O evento teve início na Paróquia São Luiz Gonzaga, com a partida dos ciclistas para um percurso de 20 km. Na Rua Pedra de Águia no Lago do Bairro do Sorocamirim, houve coleta de resíduos, plantio de mudas e os participantes puderam vislumbrar uma das nascentes da represa. 

Estiveram presentes o Prefeito Claudio Góes, o Gestor da APA de Itupararanga, Waldmir Gomes Moreira, o vereador Guto Issa, a Chefe de Divisão do Meio Ambiente, Ana Paula Moreschi e o Chefe da Divisão de Esportes, Ricardo Barbosa.

Mais de 100 ciclistas participaram do trajeto, escoltados por motocicletas da Divisão de Trânsito, ambulância do Departamento de Saúde e viatura da Guarda Municipal.

Queremos destacar a participação do Grupo Movimento do Pedal que muito tem colaborado, não só na preservação do meio ambiente, como também em práticas que visam uma melhor qualidade de vida a comunidade. 

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga foi criada pela Lei Estadual nº 10.100, de 01 de dezembro de 1998 e alterada pela Lei Estadual 11.579 de 02 de dezembro de 2003. A área de abrangência da APA corresponde à área geográfica da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga, denominada Alto Sorocaba, compreendida pelos municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

O excelente manancial e a porção de áreas verdes que representam remanescentes vegetais e refúgio da vida silvestre, foram fundamentais para a decisão.

A criação da APA de Itupararanga na bacia hidrográfica do Alto Sorocaba, formador da represa de mesmo nome, se fez necessária face às pressões que esta região vem sofrendo, principalmente, pelo avanço de loteamentos em áreas de grande fragilidade ambiental, uso agrícola intenso com utilização de agrotóxicos e outras atividades que vêm comprometendo a sustentabilidade dos recursos naturais.

A Bacia da represa de Itupararanga possui uma área de aproximadamente 936,51Km² e está localizada a poucos quilômetros da região metropolitana de São Paulo, sendo responsável pelo abastecimento de 63% da população residente na região da Bacia e pela geração de energia elétrica destinada à Companhia Brasileira de Alumínio CBA.

Compartilhe no Whatsapp