Dando continuidade à revitalização do Centro

16/10/2018 - São Roque - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçariguama

A Prefeitura de Araçariguama inaugurou na última segunda-feira (01/10), importantes obras que integram o Projeto de Revitalização do Centro da Cidade.

Desta vez, foram entregues as obras de recapeamento da rua Aparecida, trecho compreendido entre a esquina da Lojas Cem até o início da Estrada da Aparecidinha, próximo ao Posto Castro - Ipiranga, drenagens desde a frente das Lojas Cem; a sinalização de trânsito viária e aérea; a implantação do novo bolsão de estacionamentos com mais de 50 novas vagas (estacionamento em modelo zona azul, com o diferencial de tolerância para parada de 1 hora, e não apenas 15 minutos); reconstrução do muro recuado frontal à Escola Estadual Humberto Victorazzo, em formato de painel artístico e histórico; a instalação de novos portões; entradas de rede elétrica e hidráulica; implantação de estacionamento interno ao núcleo escolar exclusivo para professores; readequação da viela de saída dos alunos; implantação de baia e de novo ponto de ônibus; implantação de gradil de segurança; nova lixeira na escola; nova e ampla entrada com novos portões de acesso e rampa de para deficientes físicos; revitalização dos jardins; nova iluminação da rua Aparecida; internet via wi-fi livre através da empresa parceira Proxer;, câmeras de segurança; dentre outros feitos, que foram realizados no espaço interno da escola e no seu entorno.

Participaram da cerimônia de inauguração, a Prefeita Lili Aymar, o Vice Prefeito Joca, a Diretora Adriana Godoy e a Vice Diretora Édina Rosa, ambas da escola Profº Humberto Victorazzo, além de autoridades, diretores e população em geral.

 

Muro em forma de painel artístico e histórico

No caso do muro em formato de painel artístico/ histórico, as referidas obras foram iniciadas no dia 15 de julho e foram realizadas com devida autorização do Governo do Estado, através de entendimento e aprovação do Governador Márcio França e do Secretário de Educação Estadual, João Cury. 

A obra do muro é uma reinvindicação antiga de outras gestões e, agora concretizada por esta Gestão deu novos ares à frente da escola estadual Profº Humberto Victorrazo.

O muro em formato de painel artístico/ histórico, retrata a história de Araçariguama, desde 1590 com a descoberta da mina do ouro por Afonso Sardinha, passando pela construção da Capela de Santa Bárbara, que marca o início do povoado de Araçariguama e das atividades auríferas da referida mina do ouro, em 04 de dezembro de 1605, segundo pela Emancipação e, chagando até os dias atuais.

A pintura em grafite foi desenvolvida pelo renomado artista grafiteiro Del e família Lumi Art, que contou com suporte e total apoio da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, representada pelo secretário Davi Ben.

 

Obras de recapeamento da rua Aparecida

Mais do que uma obra, o recapeamento da rua Aparecida beneficia não apenas os veículos, como também os pedestres, haja vista que trata-se de uma via de grande circulação.

Durante as obras de recapeamento, foram realizados os procedimentos de fresagem (retirada da camada de asfalto), além da aplicação de nova massa asfáltica.

 A rua também recebeu o projeto de ampliação das calçadas dentro do projeto “Calçadas Adequadas” e o recuo apropriado para parada de ônibus, ao lado da igreja Congregação Cristã e, recuo do muro da escola, com área doada pela Família Castro, na pessoa do Sr. Orlando Castro.

 
Novo ponto de ônibus e novo ponto de táxi

Recentemente os pontos de ônibus e táxi da Avenida Nicolau Ferreira de Souza, passaram por mudanças.

A Prefeita Lili Aymar fez questão de no dia 11/07, anunciar a revitalização e mudança do ponto de ônibus que se encontra totalmente insalubre, sem conforto e segurança para o cidadão que utiliza o transporte público.

Durante o evento também foram anunciadas a mudança na mão e no local do ponto de táxi para maior comodidade de todos.

Compartilhe no Whatsapp