OMA Galeria se torna referência no acompanhamento da carreira de artistas visuais.

29/10/2019 - São Roque - SP



A OMA Galeria há 5 anos realiza o tradicional Laboratório OMA de Artes Visuais, que consiste em um projeto de acompanhamento de jovens artistas que possuam um trabalho em desenvolvimento e com potencial de desenvolverem também uma carreira nas Artes Visuais. Nos últimos anos passaram cerca de 60 artistas por esse Laboratório, onde grande passou, a partir de então, a figurar também em exposições coletivas, individuais e que foram premiados em salões de arte pelo país. 

Por ser um espaço voltado a discussão das poéticas visuais e aprendizado, um dos objetivos finais do laboratório é selecionar alguns artistas para participarem de uma mostra coletiva, curada dentro do espaço físico da galeria, que após oito meses de acompanhamento no dia 01 de novembro abrirá a exposição com obras inéditas dos artistas Alan Oju, Ana Helena Lima, Daniel Alonso, Elton Hipolito, João Reynaldo e MarcellaMorijo. A mostra é composta por diversas linguagens, desde pintura, fotografia, livro de artista e instalação. 

Chegando ao final de sua 5ª Edição com cerca de 20 artistas participantes que foram selecionados após um longo processo seletivo, essa temporada de 2019 foi conduzida pelos artistas Andrey Rossi e Thiago Toes, epelo galerista Thomaz Pacheco, onde durante os encontros quinzenais os artistas integrantes, foramsubmetidos a uma profunda reflexão acerca de seus trabalhos e processos criativos, não se limitando a uma autocritica, já que é mantido um diálogo aberto entre eles, levantando assim questões que abordam desde conceitos até as respectivas materialidades utilizadas. 

Durante os encontros os membros do grupo ainda tiveram a oportunidade de estar em contato com palestras deartistas, críticos, curadores e educadores, tudo proporcionado gratuitamente pela própria galeria. Para finalizarmais uma edição do laboratório, uma das práticas adotadas é realizar uma exposição onde os artistas poderão experimentar e exibir suas produções mais recentes, dessa forma tendo uma vivência de trabalhar em um espaço de galeria. 

A frente da OMA Galeria Thomaz Pacheco menciona que "quando criamos o Laboratório não tínhamos real ideia da dimensão e importância que ele atingiria, hoje temos aqui um local de referência na formação de toda uma nova geração de artistas, esse é o DNA da OMA". A exposição ficará em cartaz até o dia 13 de novembro na OMA Galeria com entrada gratuita. 




Sobre a OMA: 

A OMA Galeria é o primeiro e único espaço privado de artes visuais do ABC. Localizada em São Bernardo do Campo, a galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Em pouco tempo, o espaço tornou-se referência na região e destaca-se no circuito das artes por seus projetos culturais promovidos pelo OMA Educação e OMA Cultural, e por seu quadro de artistas representados: Andrey Rossi, Bruno Novaes, Daniel Melim, Elen Braga, Giovani Caramello, Nario Barbosa e Thiago Toes. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Artista: Elton Hipólito 

Título: Álvaro Viana 39, da série Marcas 

Dimensões: 40 x 30 cm 

Técnica: Tinta preparada com rejeito de minério colhido no distrito de Bento Rodrigues-MG e tinta acrílica sobre tela 
Compartilhe no Whatsapp