GUIA SÃO ROQUE.com.br

Menu
Confira os serviços de Delivery disponíveis

Comitê de Acompanhamento da COVID-19 da Câmara de São Roque

28/4/2020 - São Roque - SP




O Comitê de Acompanhamento e Controle da COVID-19 da Câmara Municipal, criado para acompanhar, auxiliar e sugerir ações no enfrentamento a pandemia de coronavírus, composto pelos vereadores Alexandre Pierroni, Etelvino Nogueira, Guto Issa, Julio Mariano e, pelo vereador Presidente do Legislativo, Israel Francisco de Oliveira - Toco, tem se reunido regularmente para discutir as ideias, dificuldades e sugestões da população são-roquense, objetivando levá-las ao Poder Executivo e fiscalizar as ações executadas por ele.

 

Em Ofício, destinado ao Prefeito Cláudio Góes, os membros do Comitê encaminharam assuntos abordados nas reuniões diárias que tem realizado virtualmente, entre eles, como será feita a distribuição de cestas básicas as famílias ou pessoas que não possuem filhos matriculados nas escolas municipais mas se encontram em situação de vulnerabilidade social.

 

O documento também questiona sobre a instalação e o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) na Santa Casa de Misericórdia de São Roque, qual a quantidade de leitos disponíveis para o tratamento e de quais equipamentos estão dotados para atender os pacientes, qual fluxograma será adotado pelo Departamento de Saúde, para os casos suspeitos e confirmados, uma vez que esta infraestrutura e planejamento são essenciais para o tratamento de pacientes acometidos pela doença em questão.

 

Além disso, o Comitê também se preocupa com os profissionais de saúde e todos aqueles que tem trabalhado para manter funcionando os serviços essenciais à vida da população. Por esta razão, questiona a Administração Pública Municipal sobre a disponibilidade de insumos como máscaras, luvas, entre outros, para todos os profissionais da área de saúde e demais funcionários públicos municipais que estejam trabalhando em funções essenciais.

 

Com o objetivo de prevenção e preparo do sistema de saúde municipal, o Comitê sugere que sejam contratados mais profissionais da área de saúde, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde, o pico de contagiados e doentes no país deve acontecer entre maio e junho.

 

Visando proteger a população, o Comitê registrou no documento que é necessário fiscalizar se os estabelecimentos autorizados a funcionar estão cumprindo as regras de distanciamento social, disponibilização de álcool gel e obrigatoriedade de uso de máscaras por todos os funcionários, clientes e visitantes.

 

Finalmente, o Comitê pede a realização de reunião semanal, através de videoconferência, com o chefe do Poder Executivo, com a Diretora de Saúde do Município ou com a Administradora da Santa Casa de Saúde de São Roque, visando maior efetividade e entrosamento entre os Poderes Executivo e Legislativo no combate a COVID-19 e à proteção de todos os são-roquenses.

Compartilhe no Whatsapp