Campanha de vacinação contra a raiva é cancelada em São Roque

17/8/2020 - São Roque - SP

Por causa da pandemia de coronavírus a vacinação não será realizada pela prefeitura e doses terão que ser adquiridas em lojas ou clínicas

A campanha de vacinação antirrábica foi cancelada em São Roque. A ação tradicionalmente ocorria no mês de agosto, após as festividades da cidade, porém pelo segundo ano consecutivo a imunização massiva e gratuita cães e gatos em todos os bairros da cidade não correrá.

De acordo com a Prefeitura Municipal, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos 2020 foi suspensa no Estado de São Paulo por conta da crise sanitária imposta pela pandemia do novo coronavírus. Recentemente, o Serviço de Zoonose da Prefeitura de São Roque recebeu uma deliberação da Coordenadoria de Planejamento de Saúde do Governo Estadual, incluindo nota técnica da Comissão Intergestores Bipartide – Ações de Vigilância e Controle da Raiva no Estado de São Paulo informando que as doses para a vacinação em massa não serão encaminhadas ao Município.

Segundo o chefe do Departamento de Zoonoses de São Roque, Alexandre Silveira, o departamento já esperava o cancelamento da campanha de vacinação, suspeita que se concretizou com a pandemia do coronavírus, que acabou impossibilitando as vacinações.

“Mesmo que o Ministério da Saúde nos disponibilizasse as vacinas, nós não teríamos como (realizar as imunizações) devido a aglomeração de pessoas que ocorrem na hora de vacinar os animais nos bairros. Então seria muito complicado, tanto para a população quanto para a nossa equipe, realizar as vacinações neste período de pandemia”, informou o profissional em entrevista feita a Radio Coluna FM.

A perspectiva é de que a campanha de vacinação gratuita contra a raiva possa ser realizada em 2021. Aqueles que quiserem vacinar seus animais, devem procurar as vacinas no setor particular, através de lojas de produtos agropecuários ou clinicas veterinárias.

Dois anos sem campanha

Este é o segundo ano consecutivo em que não ocorrerá campanha de vacinação. Em 2019, diversas cidades do estado de São Paulo (incluindo a capital) informaram a suspensão da campanha devido ao não envio de doses da vacina em todo o país. O Ministério da Saúde informou na época problemas técnicos para a produção da vacina e assim não poderia atender todo o país, deste modo doses foram enviadas a estados que já tinham incidentes da doença em animais e humanos.

O Estado de São Paulo não tem registro de transmissão da raiva de cães e gatos para humanos há cerca de 20 anos, entretanto este controle epidemiológico ocorre justamente por conta da manutenção da campanha de vacinação.

Segundo Alexandre é importante a atenção sobre o caso, porém os riscos de contaminação na cidade são baixos devido ao controle feito pelo setor de zoonoses. “Nós fazemos, inclusive, um controle de morcegos na cidade, onde periodicamente nós enviamos amostras de morcegos para análises para saber se o vírus está circulando nestas colônias de animais e se tivermos algum caso pontual de um suspeito de raiva ou de um morcego positivo (para a doença) nós faremos sim uma vacina de bloqueio naquela região”, afirmou Alexandre.

Compartilhe no Whatsapp