ESTÂNCIA TURÍSTICA HA 351 ANOS OU HÁ 18 ANOS?

20/3/2008 - São Roque - SP

Texto de Eliane Nataline Stasevičius - Guia de Turismo cadastrada no Ministério do Turismo (eliane.stasevicius@ig.com.br)

Turismo, turistas, ações para o turismo, como atrair turistas, Estância Turística, palavras que estão na "boca do povo". Mas, como entendê-las? Quando o município de São Roque, pensou pela primeira vez em turismo, e atrair turistas?

A história tem poucas informações, mas, poderíamos dizer que o fundador de São Roque, Pero Vaz de Barros, ao embrenhar-se pelas trilhas e matas... Será que teria criado o Turismo de Aventura? E ao deixar em testamento que fossem realizadas missas em louvor ao santo de sua devoção, São Roque, iniciando assim as Festas de Agosto, teria criado, o Turismo Religioso? E seu irmão Fernão Paes de Barros, ao construir seu casarão na Fazenda Santo Antonio, teria iniciado o Ecoturismo e o Turismo Rural, uma vez que respeitou a natureza? Quando o padre João Carlos Cunha, em 1881, idealizou o evento Entrada dos Carros de Lenha, teria iniciado o Turismo Cultural?

No final do século XIX, iniciou-se em São Roque, talvez sem intenção, a busca para atrair turista, com a chamada "Mascarada a cavalo", uma das maneiras de se fazer o carnaval, e, na década de 20 veio o Corso. Surgiu, posteriormente, o Zé Pereira do João Eletricista, além da chegada do Rei Momo de trem, em 1951, promovida pela Sociedade Recreativa Ferroviária. Na década de 50, o Bloco do Bar Esporte, começou a desfilar no carnaval, onde admiráveis carros alegóricos, criados por Vasco Barioni, Ayr Silveira, Chumbinho, Edinelson encantavam as pessoas. E não podemos esquecer da famosa Banda Psicodélica, de Lucindo Lima. Será que teria começado aí, a forma de atrair turistas para o carnaval de São Roque?

A primeira Festa do Vinho aconteceu em julho de 1942, e foi o primeiro grande evento do Brasil vinculado à produção e comercialização da bebida, será que estaria criado o Enoturismo e o Turismo de Negócios?

Pesquisando os arquivos da Câmara Municipal de São Roque verificamos que a primeira ação política foi pelo Decreto nº 05, de 24/02/1960 que cria o Conselho Municipal de Turismo, em seguida a Lei nº 524 de 31/10/1963 cria o Parque Municipal de Turismo (Mata da Câmara) e em seu artigo 3o. cria a Comissão Municipal de Turismo, a Lei nº. 945 de 28/11/1972 cria o Conselho de Turismo - CONTUR, e finalmente a Lei nº. 2871 de 20/11/2004 altera a Lei nº. 2393, e cria o Conselho Municipal de Turismo - COMTUR.

São Roque passou a ser Estância Turística pela Lei nº 6099, de 8/06/1990, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Ao fazermos essa breve "Viagem Turística" pela história do nosso Município, pergunto: Será que somos Estância Turística há 351 anos ou há apenas 18 anos?

Compartilhe no Whatsapp