Tradicional Entrada dos Carros de Lenha marca início oficial das Festas de Agostos de 2010

1/8/2010 - São Roque - SP

Da Redação

 A Tradicional entrada de carros de lenha deu início oficial as Festas de Agosto de 2010 neste domingo, dia 1º, nas ruas centrais da cidade com a presença de grande público são-roquense e da Região. 

O desfile começou na Avenida Tiradentes por volta das 10h30 e seguiu pelas ruas Rui Barbosa e XV de Novembro, até chegar a Praça da Matriz, onde o Pároco da Igreja de São Roque, Padre Daniel Balzan, dava a benção a todos participantes. 

Clique aqui para ver mais fotos!

 

A novidade da Entrada dos carros de Lenha neste ano foi um desfile com o tema “As Sete Maravilhas de São Roque”, onde representantes da comunidade e crianças da catequese encenaram períodos históricos com figurinos de época e maquetes que representavam pontos turísticos como a Capela de Santo Antônio, Igreja de São Benedito, Estação Ferroviária, Brasital, Morro do Cruzeiro, Morro do Saboó e a Igreja da Matriz.

No decorrer do evento milhares de pessoas que ficaram nas calçadas do trajeto conferiram a passagem de mais de 100 carros de boi, que vieram da cidade de Cambuí de Minas Gerais, aproximadamente 270 Muleuiros vindos de toda a região, a apresentação do “Projeto Capoeira na APAE” e do “Projeto Viola Caipira”, e dezenas de caminhões carregados com lenha.

  

O encerramento foi feito com doadores que desfilaram pelas ruas com lenha, areia e outros produtos que serão vendidos e posteriormente a renda revertida para a Igreja da Matriz.


____________________________________________________________________________________________________

História da Entrada dos Carros de Lenha

Há 129 anos a Tradicional Entrada dos Carros de Lenha tem suas origens no antigo costume dos sitiantes doarem para São Roque lenhas, como forma de testemunho, devoção e agradecimento. 

A partir de 1881, o Padre João Carlos Cunha, os festeiros da época e o chefe político, Quirino de Aguiar, decidiram reunir todas as doações num só dia e denominaram esse dia como “Entrada dos Carros de Lenha”.

Como forma de agradecimento, os doadores receberam uma porção de carne, pão e sal para assarem em valetas cavadas no Largo dos Mendes e depois comerem.

Com a renda da primeira doação de lenhas, foi comprada na França, a atual imagem de São Roque. Após a imagem chegar ao porto de Santos, ela foi trazida para São Roque em carros de boi.

Compartilhe no Whatsapp