Telecentro promove inclusão digital em São Roque

3/12/2008 - São Roque - SP

A Prefeitura de São Roque, por meio dos Departamentos do Bem-Estar Social e Informática, em parceria com o Governo Federal instalou no município um Telecentro, programa de inclusão digital do Ministério das Comunicações, que tem o objetivo de ampliar o acesso gratuito às ferramentas de informática. A estrutura do Telecentro foi montada na biblioteca municipal Arthur Riedel no Centro Educacional e Cultural Brasital e já está disponível desde segunda-feira, dia 24. O horário de funcionamento é das 11h às 17h de segunda a sexta-feira.

O Telecentro possui 10 computadores, um servidor exclusivo e uma impressora laser monocromática. O sistema operacional utilizado é Linux Metasys. Os usuários ainda terão à disposição programas como: processadores de texto, editor de planilha eletrônica, editor de apresentação, multimídia de áudio e de vídeo, além de internet com banda larga Telefônica. Os softwares utilizados são livres.



O acesso ao Telecentro só é permitido aos usuários que possuem cadastro na biblioteca municipal. Para que as pessoas utilizem os equipamentos de maneira correta e garanta a segurança para os usuários, foram estabelecidas algumas regras de uso determinadas pelo próprio Ministério das Comunicações. O tempo para utilização do equipamento é de 30 minutos e todos os arquivos salvos nos computadores serão automaticamente apagados quando os computadores forem desligados. Também não é permitido o acesso a sites de conteúdo considerado impróprio e qualquer tipo de recurso que infrinja Leis civis e penais.

As dúvidas dos usuários quanto às regras e utilização dos equipamentos e ferramentas podem ser esclarecidas por um profissional de informática que está no local exclusivamente para auxiliar os usuários.

Para o assessor de informática, Reynaldo Luís Perazzolli, a estrutura montada é mais um passo para a consolidação de uma política pública de inclusão digital. “A inclusão digital iniciou nas escolas municipais e agora também vai beneficiar o público por meio do Telecentro”, frisa.

A diretora do Bem-Estar Social, Ofélia Zuccala, acredita que a instalação deste Telecentro é muito importante, porque complementa um trabalho social que vem sendo desenvolvido no município. “É uma iniciativa que dá oportunidade as pessoas que não tem computador terem acesso a recursos que hoje são exigências do mercado de trabalho. Com isso estamos colaborando para que essas pessoas possam se desenvolver profissionalmente”, destaca.

Fonte: Prefeitura de São Roque
Compartilhe no Whatsapp