Estudantes de Canguera aprendem a preservar o meio ambiente

10/10/2007 - São Roque - SP

Criatividade, interatividade e conhecimento. É com esta combinação que a Emef Euclides de Oliveira, em Canguera, está conscientizando os alunos sobre as questões comportamentais envolvendo o meio ambiente. Uma das atividades inovadoras que mostram esta metodologia aconteceu no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. A escola organizou um jogo de perguntas e respostas que contou com a participação de cerca de 350 alunos de 5ª a 8ª série.

A idéia trazida pelo professor de matemática, Wilson de Moraes Rosa filho, teve como tema a escassez de água no mundo causada por sacis da poluição que roubaram os elementos terra, sol, ar, flora e fauna. A missão dos alunos era recuperar estes elementos e devolver aos personagens boto e a Iara para que eles montassem uma mandala que funcionaria com um objeto mágico que traria a água de volta ao mundo.

Na prática, alunos fantasiados de saci se espelharam pela escola portando um dos elementos. Os outros estudantes tinham de encontrá-los e para pegar o elemento tinha de responder perguntas sobre consumo de recursos naturais, poluição, reciclagem entre outras. Quando o grupo acertava todas as questões do saci recuperava o elemento.

“Procuramos não adiantar detalhes do jogo para surpreender os alunos e com isso incentivar o espírito de cooperação para responder as questões e também mostrar que juntas elas podem melhorar o meio ambiente”, comentou o professor.

Para Wilson que resolveu sugerir a atividade depois de ter visto uma experiência parecida num curso promovido pelo Comitê de Bacias de Itupararanga, esta é uma forma de ensinar os jovens de um jeito que eles se interessem pelos problemas “O desafio proposto por cada saci são lições que os alunos vão levar para casa”, observa.

Para o aluno Marcelo Moraes Costa, o professor está certo. “É mais fácil e divertido aprender assim”, avalia. “A brincadeira também mostra que todo mundo pode fazer algo pelo meio ambiente”, opina a aluna Amanda Oliveira.

Preparação
A diretora da escola, Maria Conceição Valente Vidal, ressalta que antes da atividade os alunos da 8ª série fizeram palestras e apresentações artísticas para transmitir os conhecimentos utilizados no jogo. Segundo a diretora, durante o ano os professores de todas as disciplinas também trabalharam temas relacionados ao meio ambiente.

Fonte: Prefeitura de São Roque
Compartilhe no Whatsapp